Frotinha de Antonio Bezerra

frotinha antonio bezerraO Hospital Distrital Evandro Ayres de Moura, mais conhecido como Frotinha de Antonio Bezerra, na zona oeste de Fortaleza, é uma unidade de nível de atenção secundário, com atendimento de urgência e emergência e clínica médica, pediatria, cirurgia e traumato-ortopedia.  O hospital atende pacientes de demanda espontânea e referenciada, ou seja, encaminhados de outros serviços de saúde.

O Frotinha de Antonio Bezerra foi inaugurado em março de 1978, na gestão do prefeito que nomeia o hospital, Evandro Ayres de Moura (1975-1978). Como os outros dois Frotinhas (de Parangaba e de Messejana), a unidade é referência para pacientes com pequenos traumas, e o nome popular é uma alusão ao Instituto José Frota, também conhecido como Frotão, maior hospital de atendimento em traumatologia do Ceará. Com uma equipe de 109 médicos e 192 outros profissionais de saúde, o Frotinha de Antonio Bezerra é campo de estágio para estudantes de enfermagem, fisioterapia, farmácia, serviço social e futuros técnicos em análise clínica, enfermagem e radiologia.

O hospital adota o sistema de classificação de risco, dando prioridade de atendimento aos pacientes em estado mais grave. O serviço de urgência e emergência presta pronto socorro geral/clínico, pronto socorro traumato ortopédico, pronto atendimento clínico, atendimento a paciente com acidente vascular cerebral, além de promover a estabilização de paciente em situação crítica. Como convém a uma unidade hospitalar, o Frotinha de Antonio Bezerra mantém equipamentos para manutenção da vida: bombas de infusão (29), desfibriladores (cinco), monitores de eletrocardiograma (15), monitores de pressão (23), reanimadores pulmonares (25) e respiradores/ventiladores (13). O setor de urgência e emergência está equipado com um consultório médico e salas de atendimento a paciente crítico, atendimento indiferenciado, atendimento pediátrico, pequena cirurgia, além de duas de repouso ou observação, uma pediátrica e outra indiferenciada.

O hospital tem ambulatórios de clínica, pediatria e traumatologia, que funcionam 24 horas e onde acontecem o primeiro atendimento médico e os retornos. A parte ambulatorial conta com cinco consultórios de clínicas básicas, um de clínica especializada, dois consultórios não médicos, uma sala de serviços de enfermagem, uma de gesso e outra de nebulização.

A parte hospitalar propriamente dita tem duas salas de cirurgia e uma de recuperação. Em todo o hospital há 69 leitos, sendo 36 cirúrgicos (15 de cirurgia geral e 21 de traumato-ortopedia), 12 de clínica geral, três de cuidados intermediários adulto e dez em UTI adulto, além de oito leitos de pediatria clínica.

Os serviços de diagnóstico contam com equipamentos de imagem para radiologia e ultrassonografia (um gama câmara, três aparelhos de raios x e um ultrassom ecógrafo) equipamentos por métodos gráficos para exame eletrocardiográfico (quatro eletrocardiógrafos), equipamentos por métodos ópticos (um endoscópio digestivo, um das vias respiratórias e um laparoscópio), além de diagnóstico por anatomia patológica e/ou citopatologia para exames citopatológicos, a exemplo dos exames preventivos do câncer de colo do útero.

O hospital conta um serviço de laboratório clínico para atender os pacientes internados com exames microbiológicos e em outros líquidos biológicos, bioquímicos, hematológicos e imunohematológicos (sangue), sorológicos e imunológicos, coprológicos (fezes) e uroanálise (urina). Quando há necessidade de exames mais especializados, os usuários são encaminhados a outras unidades.

O Frotinha de Antonio Bezerra também tem um serviço de atenção à saúde do homem, outro de dispensação de órteses e próteses (ortopédicas, bucomaxilofaciais, auxiliares de locomoção e odontológicas), além dos serviços de endoscopia do aparelho digestivo e de fisioterapia para diagnóstico cinético-funcional e assistência fisioterapêutica em queimados e pacientes com disfunções músculo-esqueléticas ou alterações obstétricas neonatais, oncológicas, neurológicas, cardiovasculares e pneumofuncionais e oftalmológicas.

Voltar                 Início
Secretaria Municipal de Saúde
Rua do Rosário, 283 - Centro - Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP: 60.055-090
  (85) 3452.6604