Atenção secundária

cemja-fachadaA atenção secundária ou média complexidade em saúde é exercida na rede municipal de Fortaleza por oito hospitais gerais e dois especializados, dois centros de especialidades odontológicas e um centro de especialidades médicas, além de algumas unidades de atenção primária que oferecem consultas especializadas.

As unidades de saúde de nível secundário reúnem os serviços especializados e de apoio diagnóstico e terapêutico. Para ter acesso à atenção secundária, o usuário geralmente é encaminhado de um serviço de atenção primária, o posto de saúde ou Centro de Saúde da Família. Em Fortaleza, existem 92 unidades de atenção básica que intermediam o atendimento dos pacientes que precisem da atenção em média complexidade.

Os serviços de atenção secundária devem estar aparelhados com pessoal e equipamentos para atender às necessidades dos usuários encaminhadas pelas unidades de nível primário; materiais com grau intermediário de inovação tecnológica, mais sofisticados do que os aparelhos encontrados nos serviços de atenção básica. Além de equipamentos, como aparelhos de raios x, endoscopia, ecocardiógrafo e ultra-som, de maior capacidade e precisão, os serviços devem contar com profissionais especializados em áreas como cirurgia geral, ginecologia e obstetricia, pediatria, oftalmologia e psiquiatria.

Os equipamentos de saúde essencialmente de nível secundário são os hospitais e os centros de especialidades médicas ou odontológicas. Em Fortaleza, esse nível de atenção é prestado pelos hospitais gerais (Hospital Distrital Evandro Ayres de Moura-Frotinha de Antonio Bezerra, Hospital Distrital Maria José Barroso de Oliveira-Frotinha de Parangaba, Hospital Distrital Edmilson Barros de Oliveira-Frotinha de Messejana, Hospital Distrital Gonzaga Mota da Barra do Ceará-Gonzaguinha da Barra, Hospital Distrital Gonzaga Mota do José Walter-Gonzaguinha do José Walter, Hospital Distrital Gonzaga Mota de Messejana-Gonzaguinha de Messejana e Hospital Nossa Senhora da Conceição); hospital especializado infantil (Centro de Assistência a Criança Lúcia de Fátima Rodrigues Guimarães Sá), hospital especializado no atendimento à população feminina (Hospital da Mulher de Fortaleza) e hospital geral Instituto José Frota (IJF). O Hospital da Mulher e o IJF são de nível terciário, mas também oferecem atenção secundária.

Além dos hospitais, a atenção secundária na rede municipal de saúde é encontrada em dois Centros de Especialidades Odontológicas (CEO Floresta, no bairro Álvaro Weyne, e CEO Messejana, no bairro homônimo) e no Centro de Especialidades Médicas José de Alencar, que funciona no Centro da cidade.

Os serviços públicos que também contam com atenção secundária em Fortaleza são as unidades mantidas pelo governo estadual (Hospital de Saúde Mental de Messejana, Hospital São José de Doenças Infecciosas, Hospital Geral César Cals de Oliveira, Hospital Geral de Fortaleza, Hospital de Messejana Carlos Alberto Studart Gomes, Hospital Geral Waldemar Alcântara e Hospital Infantil Albert Sabin) e pelo governo federal ( Hospital Universitário Walter Cantídio e Maternidade Escola Assis Chateaubriand).

Quando a rede própria de saúde pública não dispõe de vagas, serviços ou equipamentos necessários para assegurar o acesso à atenção secundária, os pacientes também podem ser encaminhados para a rede contratada, formada por serviços privados, geralmente hospitalares, que mantêm convênio com o Sistema Único de Saúde.


Voltar                 Início
Secretaria Municipal de Saúde
Rua do Rosário, 283 - Centro - Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP: 60.055-090
  (85) 3452.6604